sexta-feira, 6 de abril de 2012

postheadericon Background 3D

Ola pessoas!!

Muito se fala em Background 3D, pra encurtar vamos chamar de BG ok? 
Bom cada um tem uma receita da massa, uma formula, cada um usa uma coisa e tal, não estou aqui para questionar o certo e o errado, quero apenas compartilhar minha experiência com vocês, que deu certo, e ao meu ver é muito mais simples que muitos que vemos Internet a fora.
Bom vamos la então.

Material necessário:

  • Chapa de isopor de 20mm
  • Chapa de isopor de 50mm
  • Silicone sem fungicida
  • Cimento comum
  • Impermeabilizante liquido sem fungicida
  • Corante em pó para pisos e cimento

Ferramentas:

  • Estilete ou faca bem afiada de corte fino
  • Lixa grao 200 ou proximo disso
  • Balde
  • Pincel grande 3" ou mais
  • Pincel pequeno 

Mãos a obra:

Corte e modelagem;
Com a chapa de isopor de 20mm corte com o estilete ou faca e molde conforme o traseira do seu aquário, desconte travas ou similares, de modo que encaixe perfeitamente ela sera sua base, se você quiser pintar também as bordas então deixe ela um pouco menor que o local onde ela vai encaixar, de modo contrario faça ela para entrar bem justa.
Com a chapa de 50mm, recorte as pedras ou rochas que você quer imitar, se for de seu agrado, corte as quinas dos pedaços e faça o acabamento com a lixa de modo que fique o mais liso possível.
Use o silicone para colar os pedaços de 50mm sobre a base de 20mm , deixe secar o suficiente para ficar bem firme antes de passar para a fase de pintura.
O resultado, pode variar muito, neste que eu fiz, creio que é o mais fácil possível, tentei imitar um muro de pedras, os resultado foi esse antes da pintura;



Pintura e impermeabilização
Misture o impermeabilizante e o cimento numa proporção de 2 kg de cimento para meio litro de impermeabilizante, faça uma massa com um ponto que não fique tão difícil de passar com o pincel, e que não fique tão mole a ponto de escorrer, se necessário use água para achar este ponto.
Use o pincel maior para o geral e o menor para cantos e frestas, facilita muito.
A primeira camada de massa deve ser mais fina que as demais, então dilua ela com água, pois isso faz com que ela fixe melhor no isopor e prepare melhor para as próximas camadas, as demais camadas devem ser grossas com o ponto que citei anteriormente.
Só faça a quantidade de massa que você vai usar naquela demão, para outra demão faça outra mistura.
As primeiras camadas não precisam ter o corante, pois a cor só é determinada pela 3ª ou duas ultimas camadas.

Nota: É quase impossível acertar perfeitamente a mesma cor em duas demãos de misturas de massas diferentes, se quiser fazer um retoque esperando ficar da mesma cor com outra mistura de massa, recomendo que passe uma demão por inteiro

Você pode fazer detalhes em outra cor, usar dois tipos de corante, ai é só sua imaginação que manda.
A cor final é aproximadamente a mesma da massa, pois quando ela seca ela clareia muito, porem debaixo da água ela escurece novamente.
O número de camadas variam conforme a maneira que voce aplicou a massa, pra saber se já esta bom, a placa tem que ficar firme e dura, tem que escutar um "toc"toc" quando bater de punho fechado como se estivesse batendo numa porta, eu uso 10 camadas em media.

A secagem é o ponto muito importante, ela não pode ser forçada, ou seja, faça-a na sombra e sem usar fonte de calor, lâmpadas, soprador etc... isso é importante para que não rache a camada aplicada, rachaduras também são sinais que você aplicou uma camada muito grossa, então diminua na próxima camada.
A parte de trás do BG, a que vai ficar colada no vidro, não precisa de tantas camadas de massa, umas 5 bem passadas já esta bom.
As primeiras camadas podem ser feitas fora do aquário, se for facilitar para você, é possível fazer o BG em varias partes, e as unir dentro do aquário e passar massa nas emendas para tornar um BG somente, já as ultimas camadas e recomendado passar já com o BG fixo no lugar, conforme o BG tenha entrado no aquário use silicone para colar ele no vidro, pouca coisa, só pra segura-lo no lugar. Nessas horas e sempre bom proteger os demais vidros do aquário com jornal para não sujar e riscar.

O resultado e esse;
Primeira camada de massa, testando a eficiência do corante





























BG já no aquário, optei pelo preto mesmo.
Meu BG na traseira e em uma lateral do aquário, escondendo o sump lateral.
Esta ai o resultado final no aquário

ATENÇÃO:
Sim, o BG feito desse forma alcaliniza muito a água, a primeira água que entra no aquário, chega fácil a 9,0, porem isso diminui muito com o tempo e dependendo das trocas de agua, se montar o BG , deixar o filtro do aquário rodando, ou até mesmo uma bomba circulando a agua e fazer uma troca a cada 48 horas , depois da sexta ou sétima troca o BG se torna inerte, ou seja não altera mais o PH da água.

Bom então esta ai, pra quem tem tempo e não tem preguiça é uma ótima opção de decoração para o aquário, pois custa bem pouco, é original, e fica bonito e diferente.

Tutorial feito por: Moises Gama
Contato: Facebook Moises Gama

Fonte: Fórum Aquário

0 comentários:

Google Translator

Perfil

Seguidores

Total de visualizações

Contador de Visitas

Top Ranking de Aquariofilia e Aquarismo
Luciano Cavalcante. Tecnologia do Blogger.